2 de maio de 2018

Fone que libera FM no iPhone conta com FM estendido e boa seletividade de sintonia

Em abril, durante a NAB Show 2018, a Blackloud expôs o fone de ouvido da marca que promete liberar a sintonia de rádio FM em aparelhos como iPhone e iPad. E a novidade cumpre com o que promete: possuí boa seletividade na sintonia de estações, a qualidade do áudio é considerada boa e o aplicativo que possibilita a presença do rádio FM no celular ainda conta com FM estendido (76 MHz a 108 MHz na faixa FM). O tudoradio.com encomendou um fone, este que foi testado pela equipe do portal.

Sintonia fácil e com FMe

O fone foi conectado a um iPhone 7 Plus e a um iPhone X, teste realizado na cidade de Curitiba com o aplicativo SOUNDOT (este que identifica o acessório). Nos dois casos a resposta foi parecida: todas as FMs locais da capital paranaense foram sintonizadas com facilidade, inclusive em áreas onde o espectro conta com mais interferências (em áreas com vista aberta para algumas antenas de FMs locais).

Estações mais distantes ou com sistemas irradiantes de menor potência também foram captadas com facilidade, inclusive FMs sediadas fora de Curitiba. Em outros receptores de mão ou compactos, a identificação dessas estações é difícil ou inexistente.

Mesmo com sombra, o sistema do fone de ouvido consegue entregar um áudio claro e já em estéreo, também contrariando outros receptores FMs (inclusive em celulares), onde o estéreo só entra em ação se o sinal da FM sintonizada estiver muito forte.

O aplicativo que possibilita a sintonia de FM no iPhone (SOUNDOT), necessário para identificar o fone como acessório válido, inicia a sua faixa FM na frequência 76.0 MHz, ou seja, já será útil para a futura faixa estendida do FM brasileiro (que será usada pelas migrantes vindas do dial AM em grandes centros).

A banda FM disponível é identificada automaticamente com base na localização do usuário. E vale lembrar que o fone também funciona para outras mídias executadas pelo iPhone, como áudios em streaming, ligações, conectividade com a Siri (assistente), etc.

RDS e Equalizador

O sistema conta com a captação de RDS nas duas funções principais, sendo a de 8 caracteres (PS) e a de 64 caracteres (Radio Text – RT), sendo esta última a informação prioritária quando disponível (seguindo a tendência já vista em outros receptores, como o próprio FM desenvolvido pela Apple no iPod Nano).

Porém na aplicação de testes o RDS não foi captado, situação que deverá ser resolvida pela empresa responsável no lançamento do aplicativo final.

Vale lembrar que o RDS possuí grande importância para o rádio perante outros formatos de mídia, conforme destacado por profissionais durante a NAB Show 2018 e analisado pelo tudoradio.com através de uma coluna sobre o assunto.

O aplicativo SOUNDOT também conta com uma função de equalizador de som, além de “efeito 3D”, onde é possível que o ouvinte personalize o áudio recebido (com presets por gêneros ou ainda optar por uma equalização manual).

Em teste

O aplicativo utilizado pelo tudoradio.com nos testes, o SOUNDOT da Blackloud, está na versão beta. O aplicativo de mesmo nome que será disponibilizado pelo grande público ainda está em fase de aprovação pela Apple para ficar disponível na App Store. E previsão é de que o sistema esteja pronto neste mês de maio.

Android

A empresa norte-americana não conta apenas com soluções para recepção de FM em aparelhos Apple. Na loja virtual da Blackloud há um fone de ouvido para aparelhos Android, visando aqueles que não contam com o chip de FM integrado ativo pela fabricante (ou até mesmo os modelos que não contam com o chip, mas utilizam o Android como sistema operacional).

Preço

O preço é salgado, oferecido ao mercado por $79,89 (equivalente a R$290,00 na cotação de hoje – dólar turismo). Porém a fabricante já oferece o fone de ouvido de forma promocional em sua loja virtual, com desconto de $20,00, ou seja, o fone sai por $59,89 (seja na versão compatível com aparelhos Apple ou para o sistema operacional Android).

Fonte: tudoradio.com/

Fotos

Notícias relacionadas