27 de setembro de 2018

No Dia do Rádio, meio acompanha leva de pesquisas que apontam o bom desempenho do veículo

Hoje, 25 de setembro, é o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”, este que inaugurou em 1923 a primeira rádio do Brasil. E em 2018 o veículo tem redescoberto a sua força, em relação à audiência e também ao papel da plataforma como ferramenta de publicidade e fonte de credibilidade para notícias. Ontem (24), o Kantar Ibope Media divulgou uma edição atualizada do Book de Rádio, apontando que 86% da população em 13 regiões metropolitanas brasileiras ouvem rádio regularmente.

 

Uma série de levantamentos tem destacado esse momento positivo do meio rádio, veiculo que também passa por uma “reinvenção” através de suas atuações em diferentes plataformas. Porém algumas coisas não mudam: o rádio segue com um perfil de “companheiro da audiência”, papel que também é percebido no público mais jovem: enquanto 86% das pessoas escutam rádio, a media entre os mais jovens (20 a 24 anos) é maior, atingindo a marca de 89% nessas 13 regiões metropolitanas, segundo o Kantar Ibope Media.

Sobre o comportamento da audiência de rádio, o consumo do receptor comum tem o seu pico durante o período da manhã, se mantendo estável no começo da tarde e diminuindo no período da noite, segundo o Book de Rádio 2018. O estudo ainda destaca que “é interessante perceber que a regularidade no consumo pelo celular ainda se mantém até um pouco mais tarde, quando comparado com outros dispositivos”, indica o levantamento do Kantar Ibope Media.

Outro detalhe levantado pelo Book de Rádio 2018 foi que o perfil dos ouvintes de rádio é parecido com o da população no Brasil. “Porém, quando analisamos apenas aqueles que escutaram pela web, percebemos que o perfil muda bastante. Há maior concentração deles nas classes sociais AB, e nas faixas etárias mais jovens”, destaca a apresentação do estudo.

Crossmídia

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos já apontavam algo que foi confirmado para o cenário brasileiro pelo Book de Rádio 2018: o rádio tem um importante papel de “impulsionar” ações de marketing / publicidade, potencializando o alcance do plano de mídia. O levantamento indicou que entre os 30 maiores anunciantes do meio rádio, 63% investiram em seis meios ou mais.  O estudo global do Dimenson feito pela Kantar Ibope Media mostrou que 95% dos consumidores conectados no Brasil percebem publicidade em meios diferentes e, entre esses, 60% vão buscar mais informações on-line, reforçando o investimento “crossmídia”.

Fonte: tudoradio.com

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